Seminario da Licenciatura em Artes Visuais 18/05/2010
IV Seminário da Licenciatura em Artes Visuais
18 a 20 de maio de 2010 – Faculdade de Artes Visuais
O seminario teve inicio com a abertura formal pela comissão organizadora, em seguida foi passada a palavra a Profa. Dra. Jociele Lampert que falou sobre a contrução curricular.
Um dos focos de sua apresentação foi a apresentação do curriculo da UDESC, que tem assim como se supõe diferenças com a formação da FAV-UFG. Na UDESC a grade de disciplinas é formulada a possibilitar ao aluno participar tanto de disciplinas especificas do bacharelado quanto da licenciatura. Onde existem as disciplinas especificas de cada habilitação e entre as mesmas se situam as chamadas “disciplinas de conexão”, cursadas pelas duas turmas e que promove uma ligação entre ambas.
Outro ponto que me chamou a atenção em sua fala foi o de interrelação que existe entre as dissciplinas, não há uma que seja colocada melhor que a outra, ou separadas, o trabalho é feito em conjunto de forma a interligar as disciplinas cursadas em um unico trabalho engajado.
Outro espaço em sua fala foi destinado ao “Projeto Integrado”, um espaço que não conta creditos ao aluno é um espaço livre de ensino e aprendizagem, sem as cobranças por nota, por aprovação, um lugar destinado apenas ao conhecimento.
Os grupos para discussão foram separados em cinco para melhor proveito e espaço para que os participantes pudessem se expressar.
Dentro do assutno proposto no inicio os aspectos mais importantes que pude perceber são:
1. A respeito do estagio, em que o aluno deve chegar e olhar como uma forma de aprendizado, e com esse olhar fazer a pergunta, “O que eu posso fazer aqui?” em questões de pesquisar, e não a mais frequente que seria, “O que eu estou fazendo aqui?”
2. PPP, o que pode ser feito? Professores já formados e atuantes em algumas escolas de Goiânia citaram que em alguns lugares o professor de artes pode ajudar na elaboração do mesmo.
3. Embates e diferenças entre escola pública e privada.
4. Relação teoria/prática, os desafios encontrados na realidade da escola, os mesmos que não se comparam à teoria estudada na academia. Pudemos notar a diferença existente entre a universidade e o que se aprende com o que realmente acontece nas escolas, diferenças estas evidenciadas na fala dos professores atuantes e alunos em processo de formação.