O Uso de Mídias Eletrônicas Pelos Jovens

27/05/2010 10:43

 

O uso de midias eletronicas pelos jovens

 

Faço um convite para juntos reflertimos acerca de como nossos jovens alunos estão se apropriando das tecnologias como meio de expressão no processo de ensino/aprendizagem da arte digital atraves da interconexão dos meios digitais e nao digitais.” (Fernanda Cunha)

Para entender como os jovens usam tais meios, a melhor forma é perguntar a eles, para maior entendimento e proximidade com estes fiz uma pesquisa no Colégio Estadual Professor José Paschoal da Silva, na cidade de Silvânia – GO. A escola atende a jovens da zona rural e urbana. A pesquisa foi feita com jovens com idade media entre 16 a 20 anos que cursam o ensino médio e de ambos os sexos.

Foram ao todo vinte jovens que colaboraram com meu pequeno projeto respondendo a um questinario.

Os mesmos citaram entre os aparelhos e midias mais usados no cotidiano, o celular e a tv, onde a maioria assite geralmente a jornais, havendo tambem citações de que alguns assistem a novelas e desenhos animados. Pude observar que alguns meninos comentaram em suas respostas o uso de jogos tanto no computador quanto em videogames.

Entre os vinte jovens entrevistados 18 citaram como midias bastante usadas computador e internet, boa parte destes mencionaram o uso para pesquisas diversas e escolares, outro dado frequente foi o de acesso a sites de relacionamento tais como ORKUT e MSN.

As midias acima citadas são em grande parte utilizadas por estes jovens como um amplo espaço que possibilita desde comunicação e entretenimento a estudo e busca das mais diversas inclusive por concursos publicos.

Mas o que fazermos nós educadores e futuros educadores com essas informações? Como traze-los à sala de aula, sobretudo no ensino de artes?

De fato não é uma questão simples de se resolver, porem buscar conhecer a realidade de nossos alunos já considero como o primeiro importante passo dessa caminhada. E com um passo depois o outro começar pelos recursos que a escola dispõe, e os meios de facil acesso como os aparelhos celulares que podem ser usados para proução de pequenos videos. Ate mesmo o simples uso da tv, que como ja percebemos esta muito presente na vida e agregando valores a estes alunos.

Vale ressaltar que quanto mais os conteudos levados a sala de aula estejam ligados a vida de seus alunos maior sera o interesse e rendimento dos mesmos. Que as coisas sejam pensadas de outra maneira que não a convencional.

Pensarmos se as ações arte/educativas que propomos a nossos estudantes atraves da utilização dos meios intermidiaticos se promovem de fato o desenvolvimento do pensamento digital critico do universo digital em que eles estao inseridos.” (Fernanda Cunha)

Porque não se apropriar de imagens de novelas, de sites como o Orkut, trazendo-os para o contexto da arte, assim como o uso dos celurares tão problematizados e inclusive proibidos em muitas escolas?

Compete apenas ao professor saber quais são seus objetivos e recursos para chegr aos estudantes. Não é uma tarefa fácil de fato tendo em vista tanta diversidade e uma enorme explosão de atrativos e coisas bem mais interessantes a massa juvemil que a sala de aula.

Alguns exemplos de como se pode trazer a realidade de midias para o contexto da sala de aula pode ser o simples uso do Paint, ou de jogos citados na pesquisa entre os jovens. A internet é sem dúvida um meio onde estes estao inseridos e sua contribuição pode ser ilimitada desde que, o professor saiba o que fazer com os recursos. Filmes (os de cinema) podem ser mostrados a fim de apresentar culturas diferentes. Os recursos estão cada vez mais disponiveis e ressalto mais uma vez a importancia de um profissional bem informado e que saiba com clareza quais são seus objetivos em uma sala de aula.